sábado, 23 de novembro de 2013

Como se locomover em Curaçao?

O transporte público é quase inexistente. Em muitos bairros as vans fazem o papel de ônibus. Já no centro da cidade, as vans são taxi!  O hotel Hilton tem van própria que leva seus hóspedes ao centro da cidade 2x por dia. É uma cidade onde se precisa alugar carro (a não ser que queira ficar somente curtindo o hotel) pq as praias são distantes umas das outras. O aluguel do carro costuma ser barato, cerca de US$30 dólares por dia (ou menos) num carro econômico com ar (é importante ter ar, o sol não brinca em serviço). Aluguei na Alamo, peguei e entreguei no aeroporto, um Renault Logan por uma semana ao custo de US$ 200. Ah... observe as placas dos carros de Curaçao, elas são lindas! Possuem desenhos coloridos do centro de Willemstad.

Placa de Curaçao


Como a Tomtom não possui mapa de Curaçao para o meu navegador GPS de carro, optei por um app de  mapa off line para meu iphone. Gente, foi útil demais! Aconselho comprar o app "Curacao off line map" (é esse o nome! Vendedor M.T.O. Popma). Custa 99 cents e é um quebra galho e tanto. É o melhor investimento q eu já fiz com menos de 1 dólar!! A maioria dos navegadores de GPS p/ carro (os mais famosos) não tem mapa de Curaçao. Esse app de mapa off line não te deixa na mão e mostra onde vc está (além de outras dicas legais). CustoxBenefício excelente! Em Curaçao as estradas são muito desertas (e muitas ruas também), vc pode rodar mais de meia-hora sem sequer encontrar uma pessoa para perguntar se vc está no caminho certo ou não. Às vezes, até as estradas principais são tão ermas que vc acha que está no caminho errado. Foi nessas horas que esse app me ajudou bastante!!

Posto de combustível, tem poucos pelas estradas. Vc não vai encontrar um em qualquer lugar, portanto fique alerta! Tem um no caminho de quem vai do centro da cidade (Willenstad) p/ Piscadera que é 24h e tem "frentista" pra abastecer pra vc, esse posto aceita pagamento em dólar. Em todo posto de combustível, existe um local determinado p/ entrar e outro pra sair, preste atenção! Ao entrar, pague primeiro. O atendente te dirá p/ qual bomba vc deve se dirigir, depois o frentista vem e abastece pra vc. Simples assim!! rsrsrs

A ilha é pequena. Tire um dia para dar a volta na ilha e vai parando nas praias pelo caminho. As estradas principais são boas, mas vc vai encontrar muitas ruas que sequer são asfaltadas. Cuidado com limite de velocidade (geralmente é 80km nas estradas e 60km em area urbana). O retorno em U é permitido em quase todas as vias.

Ao transitar por Curaçao, é curioso reparar nas casas com misturas de cores inusitadas e bem fortes. Muitas casas não tem muros, mesmo nos bairros mais simples. Aliás, não vi pobreza extrema em Curaçao. Tive a impressão de que os habitantes de lá tem uma certa dignidade de vida. Em relação à segurança, em nenhum momento me senti insegura. Como muitas pessoas relatam, eu também quase não vi policiais em Curaçao, só os vi no dia da visita do rei Willem-Alexander. De qualquer forma, não vi risco algum em andar pela cidade (mesmo tarde da noite).

=> Ver mais posts sobre Curaçao


Um comentário:

  1. Estamos indo pra Curacao e essa dica será valiosa! Lá queriam nos cobrar 12 dolares por dia e esse aplicativo está saindo por 0,99 ;)
    Obrigada!

    ResponderExcluir