sexta-feira, 3 de abril de 2015

Passa Quatro, a tranquilidade do interior de MG

Cidadezinha localizada no meio da Serra da Mantiqueira no sul de Minas Gerais, fica umas 3 horas de carro do Rio de Janeiro. Típica cidade pequena e pacata do interior com moradores simpáticos e receptivos aos turistas.


A cidade carece de transporte público, durante o dia quase não se vê ônibus pela cidade. Em uma semana de hospedagem, só vi um taxi numa única oportunidade (mas soube que a cidade possui 4 carros em sua frota de taxi).


Como há muitas fazendas leiteiras e alambiques na região, recomendo experimentar queijos, goiabadas, doce de leite e pinga da cidade.


=> HOTEL


Recanto das Hortênsias (www.recantodashortensias.com.br), hotel confortável com uma piscina ao ar-livre e outra aquecida. Possui um lago, área de caminhada, academia e playground. A diária inclui café da manhã, almoço, chá da tarde e jantar. Bebidas pagas à parte. Como a cidade é pequena, vale a pena ir somente se tiver algum evento no hotel (semana temática, festa junina, etc).



A cidade terá um novo hotel a partir de abril de 2015. O novo hotel fica quase em frente ao Recanto das Hortênsias e parece que pertence ao mesmo dono.

Hotel Recanto das Hortensias, Estação de Trem de Passa Quatro e a Catedral da cidade



=> O QUE FAZER



- Passeio de Maria Fumaça (Trem da Serra), principal atração turística da cidade. Passeio de 12km de Maria Fumaça pela Serra da Mantiqueira conhecendo a área rural da região. Imperdível!!! O passeio ocorre todo final de semana ou durante a semana se houver algum evento na região (consultar se haverá passeio durante a semana). Os bilhetes são comprados na própria estação de trem de Passa Quatro. Para mais informações, clique aqui.

A guia contará a história da "Estrada de Ferro Minas e Rio", ferrovia inaugurada em 1884 na época do império. Dos 170km originais, apenas um trecho de 12km está em funcionamento. A estação mais relevante do caminho é a Coronel Fulgêncio, palco de muitos combates da revolução de 1932. A locomotiva 332 (Maria Fumaça) é uma relíquia!! Uma máquina a vapor inglesa de 1925. A única sobrevivente do sucateamento das locomotivas a vapor que outrora percorriam essa região.

Trem da Serra de Passa Quatro (MG)



- Passeio de jipe 4x4: o passeio é oferecido pela Eliana do Jipe, ela tem um quiosque dentro do hotel Recanto das Hortênsias. Dura cerca de 2 horas e custa 40 reais por pessoa. É a possibilidade de conhecer a área rural de Passa Quatro. Ela leva ao Ingazeiro, à cachoeira (linda!) no Parque Florestal e às montanhas que cercam a cidade. Um lindo mirante no alto do vale de onde se tem uma visão da cidade de tirar o fôlego. Durante o passeio, a guia conta a história da região. O jipe balança bastante porque o terreno é mto acidentado, convém não comer demais antes de fazer o passeio.

- Outras Cidades: se estiver de carro, vale a pena dar um pulinho em cidades próximas de Passa Quadro como São Lourenço (MG) que fica uns 45 minutos de carro ou Aparecida (SP), uns 50 minutos de viagem. Como é pertinho, dá pra fazer um bate-e-volta.

- Correr é uma ótima forma de conhecer uma cidade pequena e Passa Quatro tem calçadões compridos e tranquilos que propiciam essa atividade.

- Passeio de charrete, dura cerca de 40 minutos. A charrete faz um trajeto circulando o pequeno centro de Passa Quatro. Bom pra quem não gosta ou não pode andar a pé. As charretes são bonitinhas e o passeio custa 10 reais por pessoa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário